sexta-feira, março 23, 2007

O inimigo tem nome: Arkhos Biotechnology OU Por que The Uncles é uma droga

Muito se falou sobre The Uncles neste blog. O assunto gerou uma polêmica desproporcional, muito além da relevância criativa e estratégica da ação publicitária. Muitos não entenderam que a única coisa que eu condenei foi o fato de a agência Tribo Interactive ter convencido seu cliente a comprar espaços em blogs e rádios e veicular publicidade como se fosse conteúdo editorial.

O argumento de vários leitores do Noteu* que se posicionaram contra esta minha opinião era de que lançar um mito como se fosse verdade é um dos princípios do Buzz Marketing e dos novos formatos que a publicidade vem adquirindo. Até aí tudo bem. Criar o mito é OK. O problema, repito, é pagar veículos para que eles enganem sua audiência. Aí está o estelionato, como escreveu um leitor do Noteu*.

Como fazer então para criar um mito sem enganar ninguém ativamente?

Deixem-me falar da Arkhos Biotechnology. É uma empresa americana que atua na Amazônia e que declaradamente quer comprar a nossa floresta. Segundo a Arkhos, os brasileiros são incapazes de cuidar dela. A solução seria passar todo o território da floresta para o controle privado estrangeiro.

Miro Bittencourt, um biólogo brasileiro que atua na Amazônia, supostamente descobriu o que seriam alguns planos maquiavélicos da Arkhos. Depois disso, sumiu misteriosamente. Muitos afirmam que foi sequestrado a mando da multinacional norte-americana.

Uma organização chamada Efeito Paralaxe, indignada com o ocorrido, organizou uma série de protestos contra a Arkhos Biotech durante a visita de Bush ao Brasil. Eis uma clipagem de alguns dos principais veículos brasileiros a respeito dos protestos:

“Ao contrário do protesto que acabou em violência na véspera, cinco manifestantes em roupas verdes seguravam pacificamente cartazes em meio aos curiosos à frente do hotel. Eles denunciavam a empresa norte-americana Arkhos Biotech, que pretenderia 'comprar a floresta amazônica do Brasil', conforme um panfleto.” - JB Online

“Um grupo de manifestantes acaba de chegar ao local com uma faixa e cartazes. 'Fora Arkhos Biotech, a Amazônia é nossa', assinada por uma entidade ambientalista. O grupo é pequeno, apenas com cinco pessoas, e uma delas usa perna-de-pau. As roupas são estilizadas e delas saem galhos de árvore.” - O Globo Online

“Durante a passagem da comitiva, de 40 veículos, Bush acenou para curiosos. No caminho, foi surpreendido por manifestantes fantasiados de árvores. Os ativistas, da organização não-governamental Efeitoparalaxe, protestavam contra o desmatamento da Amazônia e a proposta da companhia norte-americana de biotecnologia Arkhos Biotech para comprar a floresta tropical brasileira.” - Divisão de Comunicação Social do Governo Federal

A novidade é que, provavelmente, a coisa toda não passa de um mito criado para um ARG, talvez uma ação comercial para algum cliente. Como o leitor pode perceber, entretanto, ninguém foi comprado para divulgar as informações comerciais como se fossem conteúdo. Ou você acha que alquém conseguiria comprar O JB, o Globo e o Governo Federal para divulgar informação falsa? Os criadores apenas foram para as ruas, organizaram todo contexto e as notícias acabaram invadindo os veículos de forma muito mais verdadeira e honesta.

Vocês conseguem perceber a diferença da inteligência desta ação e a da bobajada ridícula que foi esse The Uncles? Além disso, com o valor de um anúncio dos tiozinhos na revista Caras daria para fazer trinta ARGs como esse da Arkhos Biotech.

Links para quem quiser se aprofundar na história:

Conferência Arkhos Biotech

Miro Bittencourt

Protesto Brasil vs. Arkhos

Blog contra Arkhos

Zona Incerta (site que dá início ao jogo, provavelmente, se for um jogo mesmo)

Marcadores: , ,


Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]